Áreas, Ênfases ou Trilhas Formativas
Ortogonalmente às etiquetas, no contexto de uma estrutura curricular as unidades curriculares podem ter a elas associadas uma ou mais áreas (também chamadas de ênfases ou trilhas formativas, conforme descrito no PPC), a exemplo do apresentado na figura abaixo.
Formação complementar de uma estrutura curricular
De forma similar ao uso de etiquetas, as áreas possibilitam classificação das unidades curriculares para fins de atribuir-lhes semântica e para cômputo de critérios de integralização curricular. Elas possibilitam a definição de diferentes perfis formativos tanto para fins de orientação do estudante como para estabelecer limites ou obrigações via critérios de integralização curricular.
Código | Nome |
---|---|
EPP | Engenharia de Produtos e Serviços |
GOP | Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos |
Exemplo de área, ênfase ou trilha formativa
O conceito de área abrange aspectos do percurso formativo com significados próprios a depender da política acadêmica da IES e da proposta de formação do Curso. As áreas geralmente são compreendidas enquanto um conjunto de unidades curriculares voltadas para o desenvolvimento de determinadas habilidades e conhecimentos sendo, em geral, norteado por eixos temáticos que visam o aprofundamento de estudos em determinadas subáreas do conhecimento.