Integralização Curricular
A Integralização curricular ocorre quando todas as exigências descritas no currículo e correspondente PPC são cumpridas pelo estudante. Nesta situação de atendimento às exigências curriculares e a outras possíveis normas das IES, como exemplo a comprovação de nada consta junto à biblioteca da instituição, o estudante estará apto à colação de grau acadêmico podendo ser expedido e entregue seu diploma.
Integralização Curricular
No presente modelo, a integralização curricular é verificável por meio do cumprimento dos critérios de integralização curricular inseridos como parte integrante do currículo do curso ao qual o estudante está vinculado. Corresponde ao cruzamento de informações contidas na estrutura curricular e no histórico escolar do estudante, resultando num terceiro documento chamado de Controle de Integralização Curricular, conforme exemplificado na figura abaixo.
Exemplo de Controle de Integralização Curricular
A partir deste controle são então computadas as cargas horárias para cada critério de integralização curricular, conforme definido em suas correspondentes expressões, resultando numa tabela de integralização curricular (ver exemplo abaixo). Neste cruzamento, as cargas horárias utilizadas nos cômputos dos critérios são aquelas descritas na estrutura curricular. Exceção a isto são as cargas de disciplinas extracurriculares e de atividades complementares e de extensão as quais aparecem apenas nas entradas do histórico escolar.
A verificação de cumprimento de cada critério depende dos elementos que compõem sua expressão, a exemplo da tabela de integralização curricular abaixo, cuja semântica das últimas três colunas à direita é:
- C.H. Integralizada Calc: Carga horária calculada a partir da expressão do critério considerando as entradas do histórico escolar do estudante.
- C.H. Integralizada Ajust: Carga horária ajustada, correspondentente ao valor mínimo entre a carga horária calculada e a carga horária máxima prevista para o critério
- C.H. Integralizada Resta: Carga horária restante, ou seja, a carga horária que o estudante ainda precisa integralizar de forma para alcançar a carga horária mínima do critério.
Exemplo de Critérios de Integralização Curricular
Para o exemplo da figura acima, a interpretação de cada critério é a seguinte:
- C1: A soma das carga horária das disciplinas obrigatórias relacionadas na estrutura curricular que tenham sido integralizadas pelo estudante resulta em 2800 horas. A carga horária ajustada tem este mesmo valor uma vez que é inferior à carga horária máxima computável, restando ao estudante integralizar 746 horas de forma a cumprir o critério. As cargas horárias ajustada e restante deste critério são contabilizadas no total da carga horária do curso (critério CT).
- C2: A soma das carga horária das disciplinas optativas relacionadas na estrutura curricular que tenham sido integralizadas pelo estudante resulta em 284 horas. A carga horária ajustada tem este mesmo valor uma vez que é inferior à carga horária máxima computável, restando ao estudante integralizar 40 horas de forma a cumprir o critério. As cargas horárias deste critério não participam diretamente da carga horária do curso (critério CT), mas indiretamente via critério C11.
- C3: A soma das carga horária das disciplinas relacionadas com aprovação no histórico escolar do estudante e que não aparecem mencionadas na estrutura curricular (disciplinas extracurriculares) resulta em 128 horas. Como este valor é superior à carga horária máxima computável, ele é ajustado para este limite máximo de 54 horas, sendo que o critério é considerado como cumprido. As cargas horárias deste critério não participam diretamente da carga horária do curso (critério CT), mas indiretamente via critério C11.
- C4: Como não há registro no histórico escolar relativo a TCC, o critério não está cumprido, restando as 90 horas a serem integralizadas, as quais participam diretamente da carga horária restante (critério CT).
- C5: Há registro no histórico escolar do cumprimento de 216 horas de estágio de forma que o critério é considerado como cumprido. A carga horária ajustada é contabilizada no total da carga horária já integralizada (critério CT).
- C6: A soma das cargas horárias das atividades complementares registradas no histórico escolar (ver figura 15) limitadas aos valores descritos na Estrutura de Atividades Complementares (ver figura 12) resulta em 80 horas, valor superior ao limite máximo computável de forma que o critério é considerado como cumprido. A carga horária ajustada é contabilizada no total da carga horária já integralizada (critério CT).
- C7: A soma das carga horária das disciplinas etiquetadas simultaneamente como obrigatórias e de extensão relacionadas na estrutura curricular que tenham sido integralizadas resulta em 278 horas. A carga horária ajustada tem este mesmo valor uma vez que é inferior à carga horária máxima computável, restando ao estudante integralizar 100 horas de forma a cumprir o critério. As cargas horárias deste critério são posteriormente utilizadas no cômputo do critério C10.
- C8: Não há disciplinas integralizadas e que estejam simultaneamente etiquetadas como optativas e de extensão relacionadas na estrutura curricular. Como não há carga mínima obrigatória, o critério é considerado cumprido.
- C9: Não há registro de atividade de extensão no histórico escolar do estudante. Como não há carga mínima obrigatória, o critério é considerado cumprido.
- C10: A carga horária calculada para o critério é de 278 horas, correspondente à soma das cargas horárias ajustadas dos critérios C7, C8 e C9. A carga horária ajustada tem este mesmo valor uma vez que é inferior à carga horária máxima computável, restando ao estudante integralizar 154 horas de forma a cumprir o critério. O estudante precisa cumprir este critério para efeito de integralização curricular (cumprimento dos 10% de carga horária de horas de extensão), apesar dele não participar diretamente da carga horária total do curso (critério CT).
- C11: A carga horária calculada para o critério é de 338 horas, correspondente à soma das cargas horárias ajustadas dos critérios C2, C3 e C9. A carga horária ajustada tem este mesmo valor uma vez que é inferior à carga horária máxima computável, restando ao estudante integralizar 94 horas de forma a cumprir o critério. As cargas horárias ajustada e restante deste critério são contabilizadas no total da carga horária do curso (critério CT).
- CT: O estudante já integralizou 3390 horas, restando-lhe 930 para integralizar as 4320 previstas para o curso.